Existe uma velha crença de que o desenvolvimento das células do cérebro daria-se ainda durante a infância, porém, estudos posteriores desmentem esta teoria.
Por isso é importante estimular nosso cérebro com atividades sempre, especialmente quando estamos mais próximos da fase da adulta.
Se queremos chegar a melhor idade, cheio de vitalidade devemos seguir alguns conselhos:
1-Nunca deixes de adquirir novos conhecimentos: É sempre importante seguir apreendendo. Por isso fazer cursos como de culinária, xadrez, origami, cinema, pintura a óleo, enfim o que sentir ser mais prazeroso. Outra opção é realizar cursos pela internet, aonde se pode ter flexibilidade de tempo
2-Corpo em movimento: Um estilo de vida sedentário não melhora sua capacidade mental, nem física. Estudos monstraram que adultos que tem ativide física são muito mais ativos. Sofrem menos de falhas de memória e são mentalmente mais capacitados. Caminhar é excelente mas porque não fazer algo diferente como, aulas de natação, aeróbica, yoga, pelo menos 3 vezes por semana.
3-Comer bem: A preferência por peixes como salmão, sardinha são riquisimos em em ômega 3 e proteínas de alta qualidade. Outros alimentos como abacate, frutas secas em geral, castanha, noses, arroz, ovos, tomate, espinafre, chá verde com bebida é ideal.
4-Desfrutar de um passa tempo: Ter momentos de lazer e realizar alguns passa tempo como jogar banco imobiliário, construir estruturas com peças de encaixar etc... O importante é manter os circuitos cerebrais em movimento se distraindo. Televisão não conta.
5- Bloquear um dos sentidos: O neurobiólogo Lawerence Katz da Universidade de Duke inventou a palavra "neuróbica" uma conbinação de "neuronios" com "aeróbica". Em seu livro Keep you Brain Alive (Mantenha seu Cérebro Vivo), Katz sugere a experiência do inesperado. Tentar sentir e imaginar o ambiente de olhos vendados ou tapar os ouvidos quando comer, prestar a atenção no sabor e textura dos alimentos. Katz recomenda que qualquer experiência que seja inovadora fará que teu cérebro trabalhar um pouco máis. Assim como exercícios e fisioterapia regeneram músculos atrofiados, treinamentos cerebrais também renovam o cérebro.
6-Rir: Investigações demonstraram que o humor estimula o cérebro e o matém em alerta. Compartilhar seu tempo com pessoas divertidas, contando piadas é uma ótima opção.
7-Desafios: Estipular metas, aprender uma canção, praticar jogos de mesa, são ideais para o cérebro.