Plantão Médico: Depressão, alcool e drogas

sábado, 23 de julio de 2011

Depressão, alcool e drogas

Os pais muitas vezes admitem que o uso de alcool entre adolescentes é uma forma natural do jovem se socializar. No entanto, os adolescentes com  problemas emocionais ou comportamentais geralmente usam drogas e álcool como forma de aliviar suas frustrações. Um adolescente deprimido pode automedicar-se com álcool para escapar da terrível sensação de desesperança.  

O impacto dessas drogas sobre a serotonina, a dopamina e as endorfinas, substâncias químicas no cérebro que regulam o humor, pode ser devastador para as crianças e adolescentes. O dano que eles fazem aos receptores no cérebro pode fazer o caminho de volta da depressão ainda mais difícil.Infelizmente, o álcool só agrava o problema. Drogas como a cocaína, maconha o próprio ecstasy e outras drogas estimulantes  podem até fazê-los sentir "normal" a princípio, mas após o efeito e a dependência propriamente dita, a depressão torna-se uma bola de neve e aí a necessidade de consumir mais e mais. Pois o sentimento de desperança passa ser cada vez maior.

Muitas vezes os pais abordam a questão do uso de drogas e álcool como simplesmente um vício ruím. No entanto, o seu filho pode estar doente. Eles podem estar incapacitados de expressar exatamente como se sentem. Portanto, entrar em contato com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra que se especializou no tratamento de adolescentes, é o primeiro passo para diagnosticar a origem do problema. 

 

Drogas e álcool podem trazer depressão

Enquanto alguns adolescentes se automedicam para tratar a depressão, outros adolescentes podem acabar com uma desordem mental grave, devido ao abuso de drogas ou álcool. Beber abusivamente ou fazer uso de drogas pode prejudicar seriamente a saúde física, emocional e psicológica de seu filho. Alguns medicamentos, como anfetaminas, pode afetar seriamente os neurotransmissores, que são conhecidos como os "mensageiros do cérebro." Estudos recentes sugerem que este dano pode ser de longa duração e até mesmo permanente. Muitos adolescentes têm a noção errada de que as drogas são benignas. Na verdade, enquanto eles podem se sentir "bem", enquanto se está sob o efeito, elas podem tornar a vida muito difícil para uma criança ou adolescente a tomar o rumo normal após um longo tempo. Quanto maior o tempo do uso de drogas, mais difícil a recuperação, devido à sua incapacidade de "se sentir confortável" ou mesmo "normal" por causa dos danos aos seus neurotransmissores.

 

 

1 comentario:

  1. Muito interessante seu post, posso dizer que concordo plenamente com o que foi dito. Acredito que o apoio principalmente da família é fundamental para a recuperação do dependente químico. A Clínica Maxwell faz um ótimo trabalho de reabilitação da dependência química, eu pude acompanhar um pouco o trabalho deles.

    ResponderBorrar