Plantão Médico: O que é Maconha e quais seus efeitos?

domingo, 17 de julio de 2011

O que é Maconha e quais seus efeitos?

A maconha é uma das drogas ilegais mais usadas no Brasil. É a mistura moida  verde e marrom de flores, caules e folhas da planta da Cannabis sativa. A forma mais forte da maconha é conhecida como haxixe ( parece bolos marrom ou preto ou bolas. A maconha normalmente é fumada em cigarros , charutos ocos , cachimbos. Algumas pessoas misturam-na nos alimento ou bebida como um chá. 

Efeitos de curto prazo:

A substancia química ativa da maconha é THC (delta9tetrahydrocannabinol). Quando fumada, o THC passa dos pulmões para a corrente sanguínea, que transporta para o cérebro e outros órgãos. Quando atinge o cérebro, o THC se conecta com um determinado tipo de receptor das células nervosas e em áreas que afetam a coordenação, pensamento, memória, concentração, percepção sensorial e tempo, e prazer.

Usuários de maconha podem experimentar estes efeitos a curto prazo:
  •      dificuldade em pensar e resolver problemas
  •      problemas com a memória e a aprendizagem
  •      perda de coordenação
  •      percepção distorcida

Estes efeitos podem fazer  que dirigir sob efeito da droga perigosos .

EFEITOS QUANDO ULTILIZADA POR UM LONGO PERIODO:

As investigações chegaram as seguintes conclusões quando o uso frequente por um longo perído:

  • Mudanças no Cérebro: A droga afeta áreas do cérebro que envolve a administração do stress, motivação e prazer. 
  • Fertilidade em Animais: Estudos em animais reveleram que usuários mais depedentes apresentam disfunções na ovolução e queda de produção de esperma. Sendo assim apresentaram problemas de infertilidade alguns anos mais tarde. Estudos em mães usuárias da droga mostraram que em algumas crianças apresentaram problemas desenvolvimento mental e comportamental. 
  • Problemas Respiratórios: Usuários da maconha apresentaram maior apresentação de mucus, toces crónicas e bronquite asmática. (Irritação nas vias respiratórias em geral).
  • Alterações na Pressão Sanguinea: Usuários apresentam demasiada queda de pressão sanguínea ao longo dos anos acarretando dificuldade do sistema de imunidade combater infecções e outros agentes injuriantes.
         Uso medicinal da maconha

Maconha pode aliviar a náusea em pessoas que têm câncer e ajudar as pessoas com SIDA a recuperar  o apetite. Embora o debate em torno da maconha medicinal continua, a Food and Drug Administration EUA (FDA) aprovou pílulas que contêm THC, o ingrediente ativo da maconha, para a distribuição legal, com a prescrição de um médico. A pílula THC só está disponível em alguns estados Americanos.
 
No momento, não existem dados suficientes para os cientistas  determinar se fumar maconha é mais benéfico do que tomar seu ingrediente ativo em forma de pílula, embora estudos sobre esse estão em curso.


Se livrar do vício?

Pessoas que tentam parar de fumar maconha depois de usá-la por longos periodos podem experimentar sintomas de abstinência. Estes podem incluir irritabilidade, insônia, ansiedade, depressão e falta de apetite. Tais como acontece com o vício da cafeína, os sintomas de abstinência da maconha são geralmente pior um dia ou dois depois de parar de usar maconha. Esses sindromes de abstinência diminuiem gradualmente e geralmente desaparecem uma ou duas semanas depois que a pessoa não usa mais a droga.
 
Os tratamentos mais eficazes sugerem que a combinação de aconselhamento individual e sessões de terapia de grupo é a melhor abordagem para livrar-se do vício.

Avaliado por: Michele Van Vranken, MD
Tradução por Fernando Costa


No hay comentarios.:

Publicar un comentario